sexta-feira, 18 de julho de 2014

A HORA E A VEZ DOS PETS – 3


“Eu estou só.
O gato está só.
As árvores estão sós.
Mas não o só da solidão:
o só da solistência.”

João Guimarães Rosa




Concluindo, nesta terceira matéria, as considerações sobre o mercado pet, chegamos à literatura. Os animais domésticos, assim como participam de nossas vidas, estão na literatura. Muitos autores falam de seus cães, gatos, pássaros e cavalos, transformando-os em ricos personagens. Nos últimos anos, até o gênero biográfico se destacou, quando começaram a surgir biografias de animais, provocando uma revitalização no mercado literário.
São inúmeros títulos que narram histórias comoventes, engraçadas, curiosas, surpreendentes e ternas, gerando interesse crescente nos leitores. Conforme citação da matéria da edição 942 de Notícias, os valores movimentados no setor pet, são surpreendentes! E é um mercado em expansão. Ou seja, não pode ser ignorado e muito menos menosprezado. Ainda há quem diga que o assunto “é coisa de quem não tem o que fazer”, “que gostam é das fotinhos de filhotes fofinhos”, “que se trata de futilidades”... e por aí vai. Pois bem. Não é o que pensam, por exemplo, as editoras. Muito menos os humanos que amam seus animais domésticos, como membros da família, que verdadeiramente são.

Para citar alguns títulos: “Um gato de rua chamado Bob”, “Dewey, um gato entre livros”, “O encantador de cães”, “A odisseia de Homero”, “Casper, o gato-viajante”, “Uma casa para Rosa”, “Um gato chamado Norton – A verdadeira história de um gato extraordinário e seu humano imperfeito”, “Endal”, “O menino cavalo”, “Vida de cachorro”, “Um leão chamado Christian”, “O céu dos cachorros” e “Anjo de quatro patas”.
Quem já teve o privilégio de conviver com estes seres tão especiais, sabe que histórias para serem contadas, não faltam. Quem coloca no papel, tem hoje um público fiel. Como nem todos podem ou desejam fazê-lo através de editoras, utilizam muito as redes sociais.
Nas páginas do Facebook, por exemplo, gatos e cachorros reais se transformam em personagens que ‘ganham voz’ para falar de suas rotinas, trocar informações, dicas de cuidado, adoção responsável. Já contei aqui sobre Borges, o gato, que participou de programa na Globo, saiu na Revista Veja e concorreu a prêmios no YouPix Festival por três anos consecutivos – ele escreve crônicas diárias em seu blog. Este ano é o Chico, do Cansei de ser gato, que representa os animais no YouPix, no próximo final de semana, em São Paulo.
De acordo com o presidente da Abinpet, José Edson Galvão de França, o Brasil deve lucrar neste ano, R$ 16,63 bilhões. E tem previsão de crescimento de 10% em relação a 2013. Conclusão: o mercado pet é coisa séria, que de fútil e ingênuo, não tem nada.









            

















Edição n.º 944 - página 07







Nenhum comentário:

Postar um comentário