sexta-feira, 17 de abril de 2015

FACES E VOZES DA RECUPERAÇÃO NO BRASIL


“Precisamos aprender a celebrar a recuperação.” – Sérgio Oliva Castillo – Diretor da Clínica Grand House



Em 26 de março de 2015 aconteceu, no auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa de São Paulo, a cerimônia de fundação da FACES E VOZES DA RECUPERAÇÃO NO BRASIL.
A organização é uma entidade que almeja dar rosto e voz à recuperação do dependente químico, frequentemente discriminado. Visa criar um movimento Advocacy da recuperação – que resumindo em poucas palavras, é um lobby realizado entre setores influentes na sociedade, com poder de influenciar políticas públicas. Ao mesmo tempo, promove uma Identidade Coletiva entre pessoas voluntárias que estão em recuperação, independente da linha de tratamento seguida, sendo um movimento apartidário.
Faces and Voices of Recovery surgiu oficialmente em 2001, nos Estados Unidos, para dar foco e força às Comunidades de Recuperação (dependentes, familiares, amigos e aliados). Muitos são os envolvidos na criação da organização no Brasil – Alexandre Araújo (presidente), Sérgio Oliva Castillo, José Carlos Arantes e muitas faces e vozes foram vistas e ouvidas, neste dia histórico. Tive o privilégio de presenciar e sentir a emoção e força que a recuperação pode proporcionar àqueles que perseveram.



Houve tanta harmonia de princípios e propósitos, que cada um que fez uso da palavra, fez por si e por todos! “A necessidade do engajamento da sociedade civil é determinante para que haja cultura de tratamento no Brasil, já que as políticas públicas precisam ser alavancadas pelos que estão diretamente envolvidos com o problema.”, bem colocou Sérgio Castillo.
Representantes de vários setores da sociedade estiveram presentes e lotaram o auditório, cooperando com a FACES E VOZES – sindicalistas, radialistas, jornalistas, clérigos, familiares, Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos, políticos, artistas, escritores. Muitos destes, cidadãos produtivos em recuperação avançada, provando que não há limites para aqueles que desejam viver plenamente e se dedicam a este propósito.
O encerramento foi a apresentação de um lindo vídeo, que registrou as imagens que marcaram a criação da organização, ao som de Enquanto Houver Sol, dos Titãs/ Dentro de Um Abraço, do Jota Quest e We Are the Champions, do Queen. Todos foram convidados a pintar o rosto de verde e amarelo, simbolizando o desejo em ação pela luta dos direitos. E este é só o começo!
Dia 18 de abril é o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, dando início à Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo. Segundo o Ministério da Saúde, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas cresce ano a ano no Brasil. Quase 20% dos brasileiros bebem demais. “O alcoólatra é considerado aquele em que se identifica prejuízo social e pessoal, em consequência do abuso da bebida, além de sinais de abstinência e dependência do álcool” (Comunicação Corporativa – Unimed Fesp)
A ajuda existe para os que a desejam: grupos de ajuda mútua (AA/ Al-Anon, NA/ NarAnon), médicos, psicólogos, igrejas, comunidades terapêuticas – não há como não se identificar com alguma destas muitas alternativas. Uma coisa é certa – dependentes e familiares podem e devem ter acesso à recuperação e respaldo para sua continuidade. Agora podem contar (e cooperar) com a ONG FACES E VOZES, para o pleno exercício de sua cidadania.  
















Edição n.º 983 - página 07


Nenhum comentário:

Postar um comentário